Bernardo Amaral

Bernardo Amaral nasceu no Porto e é licenciado pela Faculdade de Arquitectura do Porto desde 2005, tendo também frequentado a Technische Universität Berlin como bolseiro Erasmus. Realizou estágio em Paris (bolseiro Leonardo da Vinci) nos gabinetes Bureau de Mesarchitectures com Didier Fiuza Faustino e no AAVP com Vincent Parreira. Concluído o estágio académico, regressa ao Porto para escrever a tese final de licenciatura, uma dissertação sobre as manifestações do lúdico e as expressões de estruturas labirínticas na criação arquitectónica.

Após colaborar com o gabinete Cirurgias Urbanas e MVCC Arquitectura, no Porto, parte em 2006 numa “grand tour” pela Eurásia, atravessando por terra a Rússia, Mongólia e China até Macau, onde permanece um ano a colaborar num gabinete local. Regressando a Portugal, colabora no gabinete de Manuel Ventura Associados e inicia paralelamente actividade como profissional independente, à qual se dedica exclusivamente desde 2010. Dos projectos construídos destacam-se a reabilitação de um edifício de habitação plurifamiliar na Rua do Pinheiro – Porto (Prémio João de Almada 2012 – Menção Honrosa), o café Duas de Letra, o restaurante Primar e a reabilitação de uma ilha operária.

Foi orientador de vários workshops de arquitectura: em 2006 no CENTA, em 2012 de cartografias colectivas com o arquitecto Paulo Moreira e o colectivo Iconoclassistas em Guimarães; em 2013 no Festival React. (organização Revista Dédalo) no Porto, e em 2014 o workshop Ariadne on the Beach, a convite da Mezzanine com o colectivo de arquitectura Virgula i e os dramaturgos Peter Stammer e Silke Bake. Desde 2010 colabora também com o Serviço Educativo do Museu de Serralves como monitor e tem colaborado também com as empresas de turismo cultural, como a Cultour e a Talkie-Walkie como guia de arquitectura contemporânea.

Actuais colaboradores da BAAU:

Rita Vieira da Silva

Antigos colaboradores da BAAU:

Gonçalo Maçães ,Sarah Drouet , Stella Bacoccoli

 

@