Casa do Pinheiro
Arquitectura Bernardo Amaral
Programa Habitação Coletiva e serviços
Cliente Privado
Data 2008 – 2011
Localização Porto
Área de Construção 480m2
Arquitectura Paisagística Noemie Pons Robardt, António Moreira
Estado Construído
Créditos de Imagem Attilio Fiumarella
Menção Honrosa no Prémio João de Almada 2012
Casa do Pinheiro no site Divisare
Casa do Pinheiro no site Homify
A intervenção neste prédio tinha como propósito essencial a criação de vários apartamentos, mantendo as características almadinas do edifício, recorrendo a um orçamento limitado.
A largura do lote não permitia a criação de apartamentos que pudessem beneficiar das duas frentes. Decidiu-se então manter a escada e dignificá-la, como centro do imóvel, recuperando todas as carpintarias e a grande claraboia. Outra opção foi libertar os espaços dos salões de divisórias interiores acrescentadas posteriormente, procurando recuperar as proporções espaciais originais das salas e antecâmaras. Optou-se por localizar as zonas de águas – casa de banho e cozinhas – junto à caixa de escadas, dentro de pequenos armários, com a dimensão aproximada das antigas alcovas.
A intervenção adquiriu então um carácter cirúrgico, baseado em desenhos iniciais, mas que eram constantemente renegociados em obra, diariamente, à medida que se ia descascando e descobrindo o edifício. Nesse processo a atitude, foi de manter e restaurar, sempre que possível os elementos construtivos de época, nomeadamente gradeamentos, carpintarias, estuques e azulejos.