BAAU – Bernardo Amaral Arquitectura e Urbanismo – é um escritório de arquitectura e urbanismo, sediado no Porto e fundado por Bernardo Amaral em 2010.

 

Bernardo Amaral

Bernardo Amaral (1977) é licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2004) e, desde 2010, fundador e coordenador do gabinete de arquitetura e urbanismo BAAU, sediado no Porto.

Com a BAAU tem vindo a desenvolver várias obras e projetos na área da reabilitação e da habitação unifamiliar e coletiva. Destacam-se obras como a reabilitação de um edifício oitocentista na Rua do Pinheiro, Porto, menção honrosa do Prémio João de Almada em 2012; a reabilitação de uma ilha na Rua de São Víctor, Porto, e a reabilitação de uma casa unifamiliar em Condeixa, ambas destacadas em publicações nacionais e internacionais. Foi também galardoado com uma menção honrosa pela proposta para o Quarteirão Monte Pedral, concurso promovido pela CM Porto em 2019.

Atualmente divide a sua atividade profissional na BAAU com a investigação académica e a docência. A sua tese de doutoramento em Arquitetura pela Universidade de Coimbra centra-se na metodologia de projeto e construção para habitação coletiva promovida por cooperativas e pelo terceiro sector, enquanto catalisadora da economia social e solidária.

Na sequência da investigação em curso, funda com mais cinco arquitetos a Gathu – grupo de assessoria técnica para habitação e urbanismo, com o qual ganha em 2021 um financiamento do programa Bairros Saudáveis para reabilitação de uma habitação no Porto. Após um período de docência na Universidade de Coimbra, é atualmente professor assistente convidado no curso de Pós-Graduação Arquitetura Sustentável da Escola Superior Artística do Porto em parceria com a Crirical Concrete.

Marta Manca

Formada pela Faculdade de Arquitectura do Porto (2020) e licenciada pela Università IUAV di Venezia.

Durante o seu percurso académico realizou vários estágios entre Itália e Portugal. Em 2019 e 2021 colabora com o escritório espanhol Recetas Urbanas onde concentra principalmente o seu trabalho na projetação (e autoconstrução) de arquiteturas efêmeras e de pequena escala por meio de processos participativos, pesquisando ao mesmo tempo estratégias de reaproveitamento de espaços e materiais.

Colabora no escritório BAAU desde 2022.
 
 

Carolina Pinto Couto

Arquiteta pela Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, 2015-2021.

Bolseira pelo programa Erasmus+, Universitá degli Studi Frederico II, Nápoles, 2018-2019.Bolseira de investigação no projeto Áfricas: mobilidade, violência, memória, criatividade pela F.C.T. e Universidade do Minho, 2020.

Colabora com a BAAU desde 2022

 

Antigos colaboradores da BAAU:

Filipa Guedes, Diogo Neto Machado, Simone Cera, Patrícia Coelho, Ana Pinheiro, Cláudia Silva, José Pedro Silva, Joana Coutinho, Rita Vieira da Silva, Gonçalo Maçães, Sarah Drouet, Stella Bacoccoli

 

 

PerfilPerfilPerfil
@
EmailPinterestTumblrBloggerFacebookLinkedInTwitterWhatsAppMessengerSkypeSMS
EmailPinterestTumblrBloggerFacebookLinkedInTwitterWhatsAppMessengerSkypeSMS