Devir Menor – Mapeamento Colectivo
Organização Devir Menor Guimarães 2012
Curadoria Inês Moreira, Susana Caló
Coordenadores Iconoclastas, Bernardo Amaral, Paulo Moreira
Participantes Irena Ubler, Pedro Galego, Lara Ferreira, Ana Patricia Gomes, Patrícia Nogueira, Mariana Jacob, Alexandre Marques, Leticia Rampante, Alexandre Moreira, Luis Guimarães, Joaquim Lima, Eng. Manuel Martins, Eduardo Pellejero, Lara Ferreira, Monica de Miranda, Gil Ribeiro, Sofia Herrero, Nuno Flores, Andre d’Albo, Joana&Mariana (Estudantes de arquitectura, trabalhadores e ex-trabalhadores fabris, membros da Junta de Freguesia, o presidente da associação industrial, arquitectos e comunicadores)
Data 2012
Localização Porto
Créditos de Imagem Devir Menor
Devir Menor – Mapeamento Colectivo no site oficial da Devir Menor
Devir menor – Mapeamento colectivo Workshop 1 no site dos Iconoclastas
Devir menor – Mapeamento colectivo Workshop 2 no site dos Iconoclastas
Workshop 1 Cartografia crítica Num mapa da região reflecte-se sobre as realidades vinculadas ao trabalho industrial, e num mapa de uma cidade estudam-se dinâmicas específicas. Causas de emergência de certas indústrias em detrimento de outras. Fábricas principais e terceirização da produção, a indústrias domésticas ou casas-fábrica: que trabalhos realizam, que estrutura social a impulsiona (famílias?) e em que espaços (sótãos ou quintais?). Que produzem as indústrias principais e em que zonas se localizam. Onde se comercializa / exporta a produção. São trabalhos precários (mal remunerados, sem seguro de saúde ou aposentação, etc). Quais são as possíveis alternativas de estruturas de produção, distribuição e divulgação, baseadas em redes colaborativas auto-geridas.
Workshop 2 Cartografia crítica Na linha de tempo o ponto de partida é o ano de 1810, o qual nos permite reflectir desde os processos de independência, realizando uma viagem histórica, social e política para revelar diferenças e processos chave, até chegar à actualidade. Nos mapas são sinalizadas as rotas dos fluxos migratórios, quais são os lugares de origem e chegada, e os diferentes tipos de migração. Como estes processos se atenuaram ou aceleraram (por guerras civis, ditaduras, etc.) Que políticas adoptaram os países receptores (deportação, perseguição à migração ilegal, etc.). Como são as relações entre ex-colonizadores e ex-colonizados. Qual é o papel e o valor do migrante nas diferentes sociedades. Que contaminações e contribuições culturais se produzem. Que indústrias e profissões prevalecem.